A milha intermediária em logística, ou middle mile, é uma etapa crucial com grande potencial de economia de custos. Contudo, muitas empresas enfrentam uma lacuna de gerenciamento entre o centro de distribuição (hubs logísticos) e o próximo ponto de entrega (transit point).
A falta de visibilidade nesse trajeto impacta diretamente o desempenho da frota, a gestão de custos e a capacidade de reação a imprevistos. É aqui que a Plataforma Google Maps se torna uma solução estratégica.
Ela oferece uma solução completa que integra navegação, rastreamento e análises logísticas, resolvendo essa demanda e garantindo visibilidade e controle total da sua operação. Como resultado, as empresas se beneficiam com mais eficiência e melhor relação custo-benefício nesta etapa logística.
Navegação e Rastreamento Inteligente para o Middle Mile
Os serviços de mobilidade da Plataforma Google Maps permitem o desenvolvimento de soluções para melhorar a eficiência no middle mile. Além disso, APIs integram as funcionalidades de mapas, rotas e locais em interfaces destinadas a entregas agendadas.
Além disso, oferecem um serviço de back-end que ajuda a otimizar a orquestração das jornadas dos motoristas, analisar e rastrear serviços para as equipes de operações das frotas.
Rota do Motorista e Navegação
Com as APIs do Google Maps, as empresas são capazes de criar sistemas de gerenciamento logístico para otimizar o middle mile. A primeira camada da solução é construída a partir de APIs como Driver SDK e Navigation SDK ajudam a empoderar o motorista com recursos que trazem mais agilidade e eficiência. Ao capturar dados em tempo real, essa camada também oferece insights para a gestão.
APIs Driver SDK & Navigation SDK
O SDK Driver permite aos motoristas gerenciar viagens e ativar recursos de navegação e rotas. Já o Navigation SDK propicia uma experiência integrada, dispensando a necessidade de abrir outros aplicativos para acessar o mapa.
Dessa forma, essas APIs levam a experiência familiar do Google Maps para a aplicação da empresa. Os principais benefícios impactam tanto motoristas quanto gestores.
Os motoristas ganham uma experiência aprimorada, com fluxo de trabalho mais ágil. Além disso, eles têm rotas otimizadas com eventos em tempo real (como informações de tráfego e desvios), resultando em ETA mais preciso. Já os gestores podem acompanhar o status da tarefa e da entrega atualizados, além de obter visibilidade sobre os dados de rota enviados ao backend da aplicação. Já os gestores podem acompanhar o status da tarefa e da entrega atualizados, além de obter visibilidade sobre os dados de rota enviados ao backend da aplicação.
Rastreamento (Shipment Tracking, Routes e Roads):
Com as APIs Shipment Tracking, Routes e Roads, as empresas têm em mãos o rastreamento completo da frota e da execução de tarefas em tempo real. Esse conjunto de APIs fornece uma visão contextualizada com dados de tráfego e detalhes de rodovias, permitindo à gestão entender os motivos de atrasos ou desvios.
Essas APIs ajudam a melhorar o desempenho da frota a partir de extensas métricas com base em registros, como posição, o HEC, o trajeto, as paradas planejadas e as tarefas concluídas. Isso é feito quase em tempo real, oferecendo um monitoramento preciso dos veículos da frota, o que permite monitorar entregas até a chegada.
Os recursos de rastreamento do Maps ajudam tanto no gerenciamento quanto na operação das frotas. A partir de informações em tempo real, o gestor de logística consegue tomar decisões rápidas para manter seus motoristas longe de bloqueios ou áreas de lentidão na pista, criando trajetos otimizados. Essa inteligência reflete em melhor utilização da frota e redução de atrasos nas entregas.
Performance da Frota: Transformando Dados em Ações
Os recursos da Plataforma Google Maps também permitem adicionar uma camada de análise e inteligência para otimização da operação middle mile. Trata-se de um conjunto de APIs para otimização de rotas e custos (combustível e tempo), melhoria da produtividade e eficiência, segurança dos motoristas e das cargas, melhoria no atendimento ao cliente e redução de custos com seguros.
Análise de Dados de Desempenho (Fleet Engine & Cloud Logging)
A etapa middle mile gera um volume massivo de dados (tempo de chegada, tempo por parada, distância percorrida e outros). Essa análise de métricas é extremamente estratégica para a gestão de risco e otimização do desempenho.
Nesse sentido, a solução Fleet Engine disponibiliza uma variedade de APIs para permitir o gerenciamento de jornadas e a interação entre as operações da frota e seu próprio serviço de back-end.
Já o Cloud Logging registra as movimentações da frota para analisar melhorias de desempenho. Assim, o recurso permite acessar esses registros para análise de dados em tempo real, permitindo pesquisar, classificar e analisar logs com flexibilidade para obtenção de insights relevantes, como a identificação de erros recorrentes.
Na prática, esses dados acessíveis e confiáveis fornecem inteligência de negócios, auxiliando na identificação de oportunidades de melhoria. Por exemplo: é possível analisar o tempo de chegada esperado (ETA) em relação ao tempo real, comparando a distância percorrida com a planejada. Dessa forma, você otimiza o uso da frota, gerando economia de combustível e ganho de eficiência operacional.
Conclusão: O Middle Mile como Vantagem Competitiva
A visibilidade total das operações de middle mile, propiciada pela Plataforma Google Maps, é um fator crítico para garantir a competitividade na cadeia de suprimentos. A Geoambiente, sua Parceira Oficial para a Plataforma Google Maps, possui uma ampla experiência no desenvolvimento de sistemas e integração das APIs do Google.
Conte com apoio da Geoambiente na implementação e gestão das ferramentas do Maps e otimize a inteligência das suas operações middle mile!
Conheça outras soluções da Plataforma Google Maps:

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.