Blog da GEO

Google Cloud IA / Machine Learning

Automação com IA e ROI: como gerar valor mensurável?

Descubra como a Automação com IA está gerando ROI mensurável para empresas.
Escrito por Thamirys Santana

O foco da conversa sobre Inteligência Artificial (IA) no ambiente corporativo evoluiu de “se devemos usar a IA” para “como podemos escalar“, rompendo a fase de experimentação. 

Agora, o objetivo é utilizar agentes de IA para impulsionar valor mensurável e alcançar um ROI expressivo, priorizando a automação com IA de fluxos de trabalho complexos.

Mas o que são agentes de IA?

São sistemas que combinam a inteligência de modelos de IA avançados com acesso a ferramentas e APIs. Eles são baseados em modelos de linguagem grandes (LLMs) especializados que possuem funções, contextos e objetivos específicos para planejar, raciocinar e executar tarefas de modo independente.

Esses agentes representam uma mudança de paradigma da IA que apenas auxilia para a IA que pode operar autonomamente e tomar decisões sob orientação humana.

A revolução agêntica já reflete resultados: 88% dos executivos de organizações early adopters de IA Agêntica indicam um ROI positivo em pelo menos um caso de uso de IA Generativa. O dado faz parte do estudo “The ROI of AI 2025 – How agents are unlocking the next wave of AI-driven business value“, conduzido pelo Google Cloud.

 

Automação com IA impulsionando o ROI: insights do estudo Google Cloud

O mapeamento identificou cinco áreas principais onde as soluções de IA Generativa e agentes resultam nos maiores ganhos para líderes globais. São elas:

Produtividade: 70% dos executivos reportam ter melhorado a produtividade com IA Generativa. Dentre eles, 39% indicam que a produtividade de seus colaboradores pelo menos dobrou.

Experiência do cliente: 63% reportam ter melhorado a experiência do cliente com IA Generativa e 37% obtiveram ROI em casos de uso de IA Generativa para experiência do cliente e serviço de campo. 

Crescimento de receita: 56% reportam crescimento de negócio devido à IA Generativa. 53% dos executivos que reportaram aumento estimam ganhos entre 6% a 10% na receita anual.

Marketing: 55% reportaram impacto, indicando ganhos na personalização, design da jornada do cliente e eficiência das campanhas.

Segurança cibernética: 49% dos entrevistados indicam melhorias. A IA aumenta a velocidade de detecção e resposta a ameaças, podendo diminuir o tempo de resposta a incidentes em até 65%.

Automação com IA: casos de uso mais relevantes por indústria

A adoção de agentes de IA vem se consolidando na maioria dos setores, de modo que a aplicação varia conforme as prioridades de negócios.

As aplicações setoriais específicas mais comuns, segundo a pesquisa, são:

Top 3 AI agent use cases by industry - Automação com IA

Fonte: The ROI of AI 2025 – How agents are unlocking the next wave of AI-driven business value – Google Cloud

Quando o assunto é categorias de agentes mais relevantes, o Google Cloud classifica os casos de uso de agentes de IA em seis principais, confirmando a amplitude de sua relevância:

  • Agentes de atendimento ao cliente: entregam experiências personalizadas, solucionam problemas e recomendam produtos/serviços em diversos canais (voz, mobile, web).
  • Agentes de atendimento a colaboradores: otimizam processos internos (HR, TI), gerenciam tarefas repetitivas e respondem a perguntas de funcionários.
  • Agentes de criação: potencializam o design e a criação ao gerar conteúdo, imagens e ideias, e apoiam campanhas e personalização.
  • Agentes de dados: desenvolvidos para análises de dados complexas, encontram e agem de acordo com insights significativos, garantindo a integridade factual dos resultados.
  • Agentes de código: impulsionam o desenvolvimento de software com geração e assistência de programação, o que resulta em uma implantação mais rápida e código mais claro.
  • Agentes de segurança: fortalecem a segurança, reduzindo ataques e acelerando a velocidade de investigação. Supervisionam a segurança em todas as etapas, da prevenção, à detecção e resposta.

A relação entre early adopters e o patrocínio executivo

O sucesso na implantação dessa tecnologia não é um resultado aleatório, mas sim o reflexo de uma estratégia bem definida, com foco no patrocínio da liderança e investimento em IA dedicado.

Os early adopters dedicam pelo menos 50% de seu futuro orçamento de IA a agentes de IA e já possuem agentes profundamente incorporados em suas operações. Eles são mais propensos a obter ROI consistente em casos de uso de IA agêntica.

  • Escalabilidade: 82% dos early adopters reportam ter implantado mais de 10 agentes de IA em produção, contra 39% em todas as organizações.
  • ROI superior: 88% dos early adopters reportam ver ROI em pelo menos um caso de uso de IA Generativa, contra 74% em todas as organizações.
  • Serviço e experiência do cliente: 43% reportam ganhos, contra 36% da média.
  • Operações de segurança: 40% indicam resultados nesse aspecto, versus 30% da média.

De que forma os early adopters se destacam dos outros?

A pesquisa do Google Cloud indica que o patrocínio executivo é extremamente crítico para impulsionar os resultados. 

  • Catalisador de ROI: apoio da liderança (C-suite) e uma estratégia bem clara são decisivas para o sucesso.
  • Resultado direto: 78% dos executivos de organizações com patrocínio amplo do C-level reportam ver ROI agora em pelo menos um caso de uso de IA Generativa.
  • Função da liderança: os líderes nessas companhias operam como defensores das iniciativas de IA, patrocinam a implantação de múltiplos agentes e garantem orçamentos exclusivos para o crescimento.

Na prática: qual o caminho para a adoção de automação com IA?

Os principais desafios na implementação de soluções de IA para empresas (IA agêntica) esbarram em preocupações com segurança e privacidade dos dados.

Diante disso, há alguns requisitos para implementação desses agentes que podem mitigar incidentes:

1. Segurança:

A privacidade e a segurança dos dados deve ser prioridade para as empresas ao avaliar provedores de LLM. O fundamental é contar com uma estrutura robusta de governança de dados e segurança empresarial para construir confiança na IA.

2. Integração com sistemas existentes:

Para que os agentes de IA operem de modo adequado, eles precisam de acesso seguro e governado a ferramentas e sistemas internos da organização (ex: CRM ou Drive).

3. Parceria estratégica: 

A Geoambiente é uma parceira habilitada pelo Google para apoiar as empresas a navegar nessa complexidade, oferecendo suporte em Engenharia de Dados e Segurança para garantir a infraestrutura e desenvolver agentes de IA personalizados.

Sua empresa está pronta para garantir o ROI dos Agentes de IA? 

Fale com nossos especialistas para planejar a infraestrutura de dados segura e começar a desenvolver seus agentes autônomos baseados na IA do Google.


Leia também:

Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

Deixe um Comentário