Blog da GEO

Google Cloud IA / Machine Learning

Gemini Enterprise: transforme fluxos de trabalho com agentes de IA

Logo Gemini Enterprise

O Google acaba de dar um novo passo na evolução da inteligência artificial para o ambiente corporativo. No dia 9 de outubro, a empresa anunciou o Gemini Enterprise, uma plataforma que promete transformar como equipes trabalham, colaboram e tomam decisões com o apoio da IA.

Com essa novidade, o antigo Agentspace se despede, mas suas funções ganham novo fôlego dentro do Gemini Enterprise. E a mudança vai muito além de um simples novo nome: trata-se de uma reformulação estratégica que posiciona o Gemini como o centro do ecossistema de IA do Google para empresas.

Agora, o Gemini Enterprise se consolida como uma plataforma completa de inteligência artificial, capaz de conectar dados, ferramentas e pessoas em um só ambiente. O resultado são fluxos de trabalho mais inteligentes, rápidos e integrados, com a IA atuando como aliada direta da produtividade e da inovação.

O que muda com o Gemini Enterprise?

A novidade é que agora a experiência do Google Agentspace no Google Cloud Console e o aplicativo padrão passam a ser chamados de Gemini Enterprise. A integração ao nome Gemini significa maior poder de processamento (multimodal) e um ambiente unificado para IA com agentes.

A transição, sobretudo, garante acesso contínuo às inovações do modelo de fundação do Google, o Gemini (IA do Google). Além disso, a tecnologia inclui agentes de IA e conexão com os aplicativos existentes de uma organização. Assim, é possível conversar com documentos, dados e demais aplicativos disponíveis.

Em suma, o Gemini Enterprise marca a mudança de um complemento para uma plataforma de IA centralizada, abrangente e separada sob o Google Cloud. De acordo com o CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, a nova plataforma opera como um kit de ferramentas de IA com agentes (AI agent toolkit), o que faz dela a “nova porta de entrada para a IA no local de trabalho”.

O que não muda?

Apesar das atualizações anunciadas, não haverá prejuízo ou descontinuidade: as empresas não sofrerão grandes impactos em relação ao que estava em uso.

Veja como ficam alguns recursos pré-existentes e questões que envolvem faturamento e contratos:

  • Recursos existentes: não haverá descontinuidade de qualquer recurso de Disponibilidade Geral (GA) que já estava sendo usado no Agentspace.
  • Agentes pré-configurados: a área de agentes do Enterprise oferecerá agentes já configurados, separados por setor de atuação, e também permitirá a criação de novos.
  • Faturamento/Contratos: não haverá alteração imediata nos termos de contrato ou faturamento existentes para clientes ativos até o final do seu prazo de licença atual.
  • Suporte: o nível de suporte contratado será mantido, dispensando qualquer ação imediata por parte do cliente para continuar usando os recursos contratados.

O valor estratégico dos agentes de IA

O Gemini Enterprise consolida-se como uma plataforma segura e avançada que possibilita às equipes descobrir, criar, compartilhar e executar agentes de IA em um ambiente seguro. 

Assim, as funcionalidades ajudam usuários de diversas áreas a gerenciar o ciclo de vida completo dos agentes de IA, permitindo identificar e usar agentes pré-configurados feitos pelo Google (como Deep Research, NotebookLM e Coding Agents) ou por terceiros e construir seus próprios agentes de IA personalizados usando ferramentas sem código.

Além disso, facilita distribuir e colaborar no uso de agentes e a implantar agentes de IA em um ambiente centralizado.

Sendo assim, o novo Gemini Enterprise oferece valor estratégico às empresas por meio de:

Automação de tarefas:

Capacita as empresas a automatizar fluxos de trabalho complexos, uma vez que permite criar e implantar seus próprios assistentes de IA. 

Unificação de dados e fluxo de trabalho:

Elimina os silos de dados de modo nunca visto antes, já que os agentes de IA podem acessar, combinar e analisar informações de sistemas internos da empresa e ferramentas de IA do Google dentro de um único workflow por meio de conectores. 

Tomada de decisão autônoma:

Permite analisar dados para apoiar a tomada de decisões estratégicas de forma mais rápida e informada. 

Segurança e governança corporativa:

Garantia de segurança e governança de nível corporativo (enterprise-grade), além de controle centralizado para visualizar, auditar e proteger todos os agentes, políticas e permissões.

Produtos abrangentes:

A nova plataforma é uma solução completa que pode ser acessada por meio da interface com o chatbot Gemini Enterprise. Ela centraliza em um só lugar componentes como modelos Gemini AI do Google, uma biblioteca de agentes Google pré-construídos (para pesquisa e insights de dados), ferramenta sem código (no-code) para análise e automação de processos e um framework de governança central para visualizar, proteger e auditar os agentes.

Para saber mais sobre o Gemini Enterprise, confira a live oficial de lançamento realizada pelo Google. 

Conte com a Geoambiente como sua parceira na implementação do Gemini Enterprise! Comece agora e desbloqueie o poder dos agentes de IA. 

Sobre o(a) autor(a)

Victor Hugo Ferreira

Customer Engineer
Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em computação, é 5 vezes certificado como especialista em Google Cloud. Conta com amplo conhecimento sobre a plataforma e seus recursos para o desenvolvimento de soluções. Entre suas certificações, estão os títulos de Professional Cloud Architect e Professional Machine Learning Engineer.

Deixe um Comentário