Google Cloud

CASES DE SUCESSO


Confira casos de sucesso, em que desenvolvemos aplicações com base no Google Cloud, para clientes de empresas públicas e privadas!
MOVIDA
Movida

A empresa


Movida é uma das maiores companhias de aluguel de carro do Brasil e dispõe de lojas nas principais cidades e aeroportos do país. Possui uma frota de, aproximadamente, 70 mil veículos. Foi fundada em 2006 e adquirida em 2013 pelo Grupo JSL.
Movida

O desafio


Um dos grandes desafios da Movida enquanto empresa de locação de veículos era fazer uma gestão mais eficiente da frota, evitando situações de risco para o negócio. O principal objetivo era ter o controle de rastreamento de ativos, diminuindo índices de uso indevido e roubo dos automóveis.
As principais dores que buscou-se solucionar eram:

  • Indisponibilidade de veículos em função da falta de controle e do mau uso;
  • Dificuldade em identificar falhas operacionais: locação de veículo sem contrato, fraude e perda de veículo;
  • Dificuldade em consolidar e disseminar informações para outros setores.
Além da necessidade de validar um grande volume de transações em lojas espalhadas por todo país, também foi preciso atentar-se ao fato de que a frota da Movida contava com rastreadores de três fornecedores diferentes em plataformas isoladas do legado da companhia.
Movida

A solução


Geoambiente e Movida desenvolveram um sistema utilizando recursos da Plataforma Google Maps combinados com ferramentas da plataforma Google Cloud (como Cloud Dataflow, BigQuery e Cloud SQL) para processar e analisar uma vasta quantidade de dados e documentos.

O sistema trouxe dados valiosos para o negócio, otimizando uso da frota e aumentando a disponibilidade de veículos para o atendimento ao cliente, uma vez que é capaz de:

  • tratar e integrar dados de rastreamento de toda frota (composta por diferentes fornecedores);
  • integrar dados de rastreamento com dados de sistema de gestão do negócio da Movida, tais como contratos e movimentações dos veículos;
  • Definir localização do veículo (Loja, Trânsito, Fornecedor, etc) por comparação espacial;
  • Armazenar histórico de dados;
  • Utilizar os resultados das classificações (status da situação dos veículos) para gerar valor ao negócio em diversos setores internos.
Desta forma, tornou-se possível identificar falhas, com ações corretivas rápidas e ágeis; processar e armazenar dados sobre locação e situação dos veículos e disseminar informações para outros setores da companhia.

“O projeto foi uma combinação bem interessante de produtos bons e mundialmente testados (Google Cloud + Google Maps), com o fato da Movida saber exatamente o que precisava e a Geoambiente, com expertise e qualificação profissional, entender nossa necessidade e transformar em solução simples, funcional e de alta performance”

Humberto Cordioli, gerente de inovação e projetos da Movida
JSL
JSL

A empresa


A JSL é um conglomerado brasileiro de logística, que atua nos segmentos de serviços dedicados à cadeia de suprimentos, transporte de carga e gestão terceirizada de frota. Foi fundada em 1956 e está presente em todas as regiões do país, sendo a empresa de transporte rodoviário mais importante do Brasil.
JSL

O desafio


O principal desafio da JSL era ter visibilidade e controle sobre os caminhões de suas filiais para evitar que funcionários terceirizados prestassem serviços a outras empresas, fazendo com que a companhia perdesse oportunidade de negócios.
JSL

A solução


A Geoambiente e a JSL desenvolveram um sistema que combina recursos do Google Maps com ferramentas poderosas do Google Cloud (como Compute Engine, Cloud Pub/Sub, Cloud Dataflow e Kubernetes). O sistema permite processar todos os dados de rastreamento dos caminhões com seus status de disponibilidade. As informações são fornecidas ao Centro de Operações Integradas para tomada de decisões estratégicas.

O projeto trouxe transparência sobre a logística da frota da JSL e aumento da oportunidade de novos negócios, uma vez que as solicitações abertas estão conectadas aos caminhões disponíveis, otimizando este processo.

SEDUC
SEDUC

A secretaria


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo possui a maior rede de ensino do Brasil, com 5,4 mil escolas autônomas e vinculadas e aproximadamente 4 milhões de alunos.
SEDUC

O desafio


Em função da pandemia e das novas diretrizes de distanciamento social, um dos desafios da Secretaria é otimizar o transporte escolar de 330.000 alunos em 645 municípios, respeitando as regras estabelecidas.
SEDUC

A solução


Criação de um sistema de otimização de transporte escolar, através de análise de rotas, aplicando as novas regras de distanciamento social. O projeto conta com recursos do Google Maps para planejamento e geração de rotas, combinados com ferramentas do Google Cloud para processamento de informações e análise de dados.

O sistema permite a criação de clusters de alunos, levando em consideração as seguintes informações:

  • Alunos que necessitam de veículos especiais
  • Alunos por escola
  • Alunos por período
  • Alunos por ano letivo
Com os clusters de alunos definidos, é possível criar as rotas com Google Maps, otimizando pontos de início da rota (igreja, ponto de ônibus, praça), com os alunos que moram na mesma região, frequentam a mesma escola, no mesmo período.

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