Seja na gestão de uma frota de entregadores ou na roteirização de entregas, a operação logística depende da geolocalização.
Pense em como informações como endereços, dados comerciais locais, dados de tráfego, algoritmos de rotas de veículo podem ser úteis para tornar as operações logísticas melhores. Agora, imagine esses dados reunidos em um só lugar.
O Google Maps reúne todas essas informações e muito mais. A gigante de tecnologia mapeou 99% do planeta e disponibilizou esse arsenal de dados de geolocalização na Plataforma Google Maps (GMP) para ajudar empresas de todos os segmentos a solucionarem os mais diversos desafios logísticos.
A plataforma oferece recursos para digitalizar a gestão logística e as operações de delivery do seu negócio, aumentando a eficiência de processos, simplificando a alocação de equipes e veículos e, sobretudo, reduzindo custos.
Essas funcionalidades podem ser integradas a sistemas de e-commerce, sites ou apps para otimizar operações logísticas desde o planejamento, bem como aos sistemas operacionais das empresas.

Confira a seguir alguns dos benefícios que a Plataforma Google Maps proporciona para a estratégia logística:
- OTIMIZE A ROTEIRIZAÇÃO E GARANTA EFICIÊNCIA NAS ENTREGAS:
as funcionalidades de geolocalização do Maps fornecem orientações de gerenciamento de rotas para diferentes tipos de transporte. As rotas são calculadas com base em informações do trânsito em tempo real, levando em conta a localização dos centros de distribuição (CDs), das equipes em campo e dos endereços dos clientes, impactando diretamente na redução de deslocamentos desnecessários e na economia de tempo e orçamento. - REDUZA O VALOR DO FRETE:
a partir de uma gestão mais eficiente os custos da operação reduzem drasticamente. Na prática, isso significa um menor tempo de entrega de cada pedido, maior produtividade dos motoristas (capacidade de entregas por motorista) e redução com gastos desnecessários com combustível, barateando o valor do frete. - MONITORE VEÍCULOS E CARGAS EM TEMPO REAL:
com funcionalidades de visualização e localização em tempo real da GMP, uma empresa pode identificar exatamente onde um veículo ou uma carga estão e, ainda, acompanhar o trajeto percorrido e o seu deslocamento em tempo real. - MELHORE A GESTÃO DE MOTORISTAS:
ao comparar o tempo de viagem de cada centro de distribuição ou estabelecimento para realizar a entrega da mercadoria, a plataforma permite alocar motorista em rotas a fim de garantir a entrega mais rápida possível. - ENTREGUE AS MELHORES EXPERIÊNCIAS:
crie as melhores rotas para entregar mercadorias dentro do prazo e garanta a satisfação do cliente. Permita que os clientes acompanhem a entrega em tempo real.
Assista ao Webinar: "Como otimizar serviços de delivery com dados de geolocalização" e entenda todos os recursos na prática:
Conheça as principais APIs de otimização de rotas do Google Maps
As APIs da Plataforma Google Maps podem ser utilizadas em conjunto para criar experiências e aplicações baseadas em localização. Confira algumas:




Entregas e delivery na prática

LOGGI
A plataforma online de entregas expressas é um dos nossos clientes, está revolucionando o mercado de entrega de encomendas por meio do uso da inteligência de localização da Plataforma do Google Maps. Em 2020, a pandemia acelerou os planos da empresa, que alcançou um crescimento de 360 %, aumentando ainda mais a pressão sobre seu sistema de logística.
Com a ajuda da Geoambiente, a empresa, que atua em mais de 3 mil municípios brasileiros, conseguiu otimizar processos e tornar sua logística mais rápida e barata, garantindo o prazo de entrega de 1,3 dia para varejistas em todos estados.

BOX DELIVERY
Especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, a startup santista cresceu sete vezes durante a pandemia e dobrou sua capacidade de entrega com as APIs do Google Maps.
Com o apoio da Geoambiente, a Box Delivery tornou seu serviço de delivery mais ágil e eficiente graças ao planejamento de trajetos de entrega otimizados, levando em conta rotas multimodais com mais de 25 pontos de referência e dados de tráfego em tempo real.
Assim, a empresa alcançou o dobro da capacidade de atendimento da frota de entregadores por conta da alta demanda de pedidos durante a pandemia, sem precisar aumentar consideravelmente o número de entregadores. Ao todo, são mais de 3 mil pedidos por hora atendidos em horários de pico (almoço e jantar), com otimização de rotas e acompanhamento da entrega em real time.
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Por que contratar a plataforma Google Maps com a Geoambiente?
